O combate a incêndios que ocorrem principalmente nos centros urbanos e áreas conurbadas constitui-se a atividade clássica dos Bombeiros Militares. No ano de 2019 foram registradas, pelo CBMMG, 10.500 ocorrências que demandaram ações de combate a incêndios urbanos e explosões. Destas, o combate a incêndios em edificações residências configurou-se como a natureza de maior estatística entre os incêndios urbanos, sendo seguida pelos atendimentos a incêndios em veículos automotores e incêndios em edificações comerciais. Juntamente com os Incêndios Florestais, os Incêndios Urbanos são responsáveis por 7% da atividade operacional do CBMMG. Devido ao avanço e adensamento das áreas urbanas, bem como a variação de características construtivas das edificações, é imprescindível a constante atualização da área temática em questão, com vistas à prestação do melhor atendimento.

Para saber mais acesse a Playlist de Combate a Incêndio Urbano no canal da Academia de Bombeiros Militar no YouTube.

Acesse o Webinário para instrutores de Combate a Incêndio Urbano com foco no TPB/2022

Doutrina

POP - CUIDADOS, INSPEÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E ACONDICIONAMENTO DA ROUPA DE PROTEÇÃO PARA COMBATE A INCÊNDIO URBANO

POP - CUIDADOS COM A ROUPA DE PROTEÇÃO PARA COMBATE A INCÊNDIO URBANO