A atuação da Defesa Civil tem como principal função a redução dos desastres, o que compreende as ações no ciclo completo de proteção e Defesa Civil (prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação), as quais ocorrem de forma multissetorial e nos três níveis de governo, exigindo uma ampla participação comunitária.

A preparação para desastres no nível local envolve diversas esferas de gerenciamento. Os desastres acontecem nas cidades, então o município deve ter um olhar criterioso para a preparação das comunidades, pois são elas que irão sofrer com seus efeitos.

Minas Gerais possui, historicamente, consideráveis registros de desastres que demandam, não só a ação emergencial, como também ações de prevenção e mitigação de riscos, exigindo dos bombeiros militares a contínua preparação para resposta a esses eventos.

Cita-se, na história recente, desastres como os ocorridos nas cidades de Mariana e Brumadinho, que se configuram como ocorrências de grande vulto pelo número de vítimas e extensão territorial afetada. São lembradas, também, pelo sucesso na capacidade de resposta por parte da Instituição.

As ações de gestão do risco de desastres, ligadas ao planejamento no período de normalidade, se tornam a principal ferramenta para prevenir a instalação de novos riscos e minimizar os impactos dos desastres, possibilitando e investindo na prevenção, mitigação e preparação da comunidade e dos atores envolvidos para a resposta e recuperação.

Acesse nossa Playlist de Proteção e Defesa Civil no canal da Academia de Bombeiros Militar no YouTube.

Doutrina

Instrução Técnica Operacional Nº33