Dentre as inúmeras atividades realizadas pelo CBMMG encontram-se os trabalhos em altura, fora da chamada "cota zero" e ligados à área de salvamento, denominada na corporação como Salvamento em Altura. Como característica marcante de tal atividade temos o fato do bombeiro atuar em um ambiente de trabalho incomum para o ser humano, que é “terrestre” por natureza. É necessário que o militar se adapte e, para isso, é necessário treinamento e conhecimento de técnicas e equipamentos específicos. Como “altura” incluímos todos os locais de trabalho em que o homem não possa estar apoiado diretamente sobre o plano do terreno. Assim consideramos pertencer a este grupo os trabalhos desenvolvidos em torres, árvores, lado externo das edificações, trabalhos em que o homem opera suspenso no ar, preso apenas por cabos e cordas, além dos trabalhos em encostas íngremes do terreno, com auxílio de cabos e cordas e trabalhos em profundidades, tais como poços, valas e similares.

Para saber mais acesse a Playlist de Salvamento em Altura no canal da Academia de Bombeiros Militar no YouTube.

Doutrina

POP - CINTO DE RAPEL EMERGENCIAL