O Estado de Minas Gerais é um dos que possui a maior demanda por um bom serviço de atendimento às vítimas de sinistros de trânsito envolvendo veículos automotores. Assim, são fundamentais o conhecimento técnico e a aplicação de boas práticas operacionais dos bombeiros militares nessas ações, para reduzir a taxa de mortalidade e sequelas pós agravo físico. Além disso, também é importante otimizar o período de atuação no cenário sinistrado e reduzir a exposição dos próprios bombeiros aos riscos existentes, principalmente, no que diz respeito às novas tecnologias veiculares, que carregam uma série de vantagens para os ocupantes de um veículo no momento de uma colisão, mas tornam-se complicadores para as equipes de atendimento às urgências.

A Instrução Técnica Operacional Nº34 - Salvamento Veicular tem por finalidade orientar as ações BM em todo o Estado de Minas Gerais e, principalmente, as guarnições empenhadas em ocorrências envolvendo sinistros de trânsito.

Acesse: ITO 34 - Salvamento Veicular

Doutrina